quarta-feira, 19 de junho de 2013

Museu Nacional #museus

Quando se visita uma grande cidade alguns museus entram obrigatoriamente no roteiro (quando vai a França visita o Louvre, Espanha o Prado, Rússia o Hermitage, etc), mas no Rio não temos muito forte uma cultura dos grandes museus, isto pq as pessoas visitam o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, as praias de Copacabana e Ipanema, eiii geeente vamos visitar nossos museus!!


Hoje vou falar de um museu que tenho um imenso carinho, e possui um acervo com grande potencial, foi lá que eu decidi o rumo que iria tomar da vida: ser museóloga!! \o/


Museu Nacional

Museu Real ainda no Campo de Santana


História

No século XIX, com a instalação da Família Real portuguesa para o Brasil foi criado uma série de espaços entre eles o Museu. Foi no ano de 1818 que o então Príncipe Regente decreta que “querendo propagar os conhecimento e estudos das ciências naturais no Reino do Brasil, que encerra em si milhares de objetos dignos de conservação e exame (...) Hei por bem que nesta Corte se estabeleça um Museu Real, por onde passem quanto antes os instrumentos, máquinas e gabinetes que existem dispersos por outros lugares ficando tudo a cargo das pessoas que eu para o futuro nomear”.(TRIGUEIROS apud MATTOS, 2010:38) Com objetos da antiga casa dos pássaros e doações de D. João, é aberto o museu nas instalações que hoje são ocupadas pelo Arquivo Nacional, são expostos sem nenhum rigor científico. No ano de 1876 foi transferido para o antigo palácio de São Cristovão. O Museu Real, hoje Museu Nacional pertencente a UFRJ desde 1946, quando esta ainda era Universidade do Brasil.  (COSTA, 2013:9)


Alguns detalhes denunciam que o prédio foi a antiga residência imperial











Quando vc cruza as portas do museu logo encontra uma grande preciosidade que pode passar despercebida, é o meteorito de bendegó, que foi datado com 4,6 bilhões de anos (idade geológica da terra), ou seja, é a peça mais antiga do museu.

4,6 bilhões de anos



A Coleção do Egito tem uma história engraçada, conta-se que um navio que seguia rumo a Buenos Aires parou no porto do Rio, a coleção seria adquirida por um colecionador argentino, quando Pedro I soube da carga se interessou e adquiriu tudo no leilão. Umas das múmias ele ganhou de presente de um governante do Egito quando foi visitar o país. Nossa coleção egípcia é a maior da America Latina. 


detalhe de uma esquife

detalhe de uma esquife

Estela

Estela

Estela

Vasos canopos





Mamíferos gigantes

Preguiças Gigantes e de um Dentes-de-Sabre
















Coleção de Fósseis da bacia do Araripe












Coleção Teresa Cristisna  greco-romana












Crianças



Professores



*Neste post algumas fotos estão péssimas, vou tentar melhorar na arte da fotografia 
*Todo post eu coloco alguns links de sites e blogs interessantes pra quem quiser ler mais sobre o assunto, é só clicar nas palavras.

bjo, bjo =*

Como chegar??
 
Transporte público:

De metrô ou trem Estação São Cristóvão, saindo da estação atravessa a rua e entra na quinta da boa vista, segue até o museu.
De ônibus segue para São Cristóvão e fique o mais próximo da quinta da boa vista, de lá segue andando...
 


View Larger Map

Nenhum comentário:

Postar um comentário